Páginas

buscape

analytcs

18 de set. de 2011

NIRVANA, A FORÇA DOS ANOS 90!


Os Anos 90

A década que parecia prenunciar um "revival" do hard rock, através do sucesso do Guns n’Roses, deu origem a mais uma daquelas reviravoltas comuns à historia do rock: o nascimento do "grunge".

Enquanto o chamado "mainstream" se ocupava das baladas açucaradas de um Bon Jovi e da pseudo-revolta de Axl Rose, nos subúrbios de Seattle (cidade do estado de Washington nos Estados Unidos), várias bandas de garagem começavam a experimentar em seus liquidificadores sonoros coisas tão díspares quanto punk melódico de três acordes, hardcore e heavy metal. Em um mesmo saco de gatos, esses grupelhos enfiavam Black Sabbath, Big Black, Black Flag, Sex Pistols, Ramones e, até, Beatles, The Who, Kinks e Led Zeppelin.

Através da gravadora Sub Pop, criada pelo fanzineiro Bruce Pavitt e por Jonathan Poneman, eles foram lançando seus discos sem muita repercussão.

Grupos como Mudhoney, Green River e Soundgarden faziam sucesso apenas nos clubes de Seattle e redondezas.

Tudo começou a mudar, quando, em 1991, uma das bandas que haviam saído dos porões da Sub Pop, lançou um artefato chamado "Nevermind". Foi o disco certo na hora certa. Em poucas semanas havia estourado a casa do milhão de cópias. O hit "Smell Like Teen Spirit" tornou-se o hino de uma geração de adolescentes sem causa. Seu criador: o Nirvana de Kurt Cobain.

A febre Nirvana tomou conta do mundo inteiro. Os grupos anteriores da Sub Pop acabaram assinando contratos milionários com as grandes gravadoras e o "grunge", a mal definida mistura de melodias simples e guitarras pesadas, virou moda até na indumentária dos jovens. Bandas como Pearl Jam e Soundgarden tornaram-se estrelas, com direito a turnês gigantescas e faturamento idem. Subprodutos como Stone Temple Pilots faturaram milhões, travestindo sons dos anos 70 com uma roupagem nova.

Inconformado com a carga decorrente de tanto sucesso, com as veias transbordando de heroína e outros aditivos químicos, um belo dia Cobain resolveu acabar com esse conto de fadas às avessas. Em 8 de abril de 1994, com um tiro na cabeça, ele pôs fim a uma trajetória brilhante em que, com melodias simples e muita distorção, conseguiu dar um novo sopro de vida ao rock. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário